domingo, 1 de março de 2015

Garabandal

AS APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA EM GARABANDAL, ESPANHA

  San Sebastian de Garabandal é um vilarejo ao noroeste da Espanha, próximo a Santander, onde, a partir de 1961, quatro meninas relataram haver tido uma série de aparições de São Miguel Arcanjo e da Virgem Maria.
  Ao todo, Maria Dolores (Mari-Loli), Conchita, Maria Cruz (Mari-Cruz) e Jacinta, com idades entre 11 e 12 anos, receberam cerca de 2000 aparições, num período aproximado de 5 anos.
  Nessas aparições, segundo as confidentes, Nossa Senhora pediu-lhes que suplicassem à humanidade, em seu nome, que retornasse a Deus, pela oração, o jejum, a confissão freqüente, recepção da Eucaristia e pela caridade.
Três grandes acontecimentos futuros foram preditos por Nossa Senhora em Garabandal. O primeiro é um Aviso mundial, que será visto e sentido por todas as pessoas na face da terra. Após essa purificação pela qual o mundo passará, haverá um grande Milagre; posteriormente, em função das respostas da humanidade, aconteceria o Castigo.

  Uma vez que tais aparições desenrolaram-se por um largo período de anos, as confidentes foram extensivamente estudadas por médicos, cientistas e outros profissionais, enquanto se achavam em êxtase. Durante seus êxtases, as videntes não esboçaram reação alguma a estímulos sensoriais, tais como queimaduras e espetadelas com alfinete, dentre vários outros estímulos táteis, bem como a luzes brilhantes focalizadas diretamente sobre seus olhos, e nem mesmo lhes ocorreram efeitos naturalmente esperados de suas bruscas "quedas" extáticas diante de Nossa Senhora.

  Mesmo depois de todos os estudos feitos nas videntes por médicos que as declararam pessoas normais e sem nenhum tipo de problemas mentais, emocionais ou psicológicos, e dos êxtases extraordinários e sobrenaturais que elas tinham, a avaliação inicial dessas aparições, pela Igreja, em 1961, concluiu que não havia "prova de que tais aparições, locuções ou revelações podiam, ser tidas como verdadeiras e autênticas". Em 1986, entretanto, O Bispo Del Val Gallo, de Santander, incumbiu uma nova comissão da reavaliação das ocorrências em Garabandal. Em 1987,o Bispo permitiu que sacerdotes visitantes celebrassem missa na igreja local, prática que havia sido restrita desde 1962.             Durante estes 25 anos tantos os peregrinos como as videntes eram tidos como desobedientes por continuarem a reunirem-se para rezar em um local de Aparição sem a autorização da Igreja. A posição definitiva da Igreja quanto aos eventos notificados em Garabandal está ainda por ser declarada. Ou seja, até os dias de hoje, estas Aparições não foram dadas a conhecer ao mundo por parte de quem mais tem a obrigação de divulgá-las. E isto causa, ainda nos dias de hoje, uma grandíssima dor no Coração da Santíssima Virgem que vem ao Mundo em suas Aparições para salvar seus filhos que A desprezam e não querem saber de Seus avisos para nada.

Como tudo começou 

  Numa tarde de domingo, 18 de junho de 1961, Conchita e Mari-Loli decidiram ir pegar algumas maçãs no quintal de um professor.
  No momento em que estavam pegando as frutas, foram surpreendidas no ato pelas colegas Mari-Cruz e Jacinta, e terminaram todas comendo, juntas, as maçãs, num sítio chamado "La Calleja"(rua estreita).
  De repente, elas ouvem algo como um forte trovão, e um anjo sorridente, São Miguel Arcanjo, aparece, primeiramente a Conchita e posteriormente às outras crianças. Resplandecente, porém num tipo de luminosidade inofensiva aos olhos, deixa-as admiradas. Apesar da retumbante apresentação, nada lhes disse nessa primeira aparição. Pouco depois, as quatro meninas, com lágrimas de emoção, contariam a todos no vilarejo o que lhes sucedera, mas as pessoas não acreditaram.
  As aparições silenciosas do arcanjo continuaram pelos doze dias seguintes, até que, no dia 1º de julho, ele falou-lhes pela primeira vez:

"— Sabem vocês para que vim? Vim para lhes anunciar que amanhã, domingo, a Virgem Maria lhes aparecerá como Nossa Senhora do Monte Carmelo".

  As aparições de São Miguel eram uma preparação das crianças para a vinda de Nossa Senhora.
  No dia seguinte, inúmeros visitantes de outras cidades, juntaram-se às pessoas da aldeia para testemunharem o grande acontecimento. Por volta das seis horas da tarde as quatro jovenzinhas encaminharam-se para o local onde haviam visto o anjo. Ao chegarem, a Virgem Santíssima apareceu tendo lado a lado dois anjos. As meninas reconheceram S. Miguel Arcanjo, o que lhes havia aparecido, mas o outro era idêntico. Entrementes pairava por sobre Maria um gigantesco olho, que, segundo opinião das meninas, era o olho de Deus. Elas falaram aberta e familiarmente com Nossa Senhora, e rezaram o terço na sua presença.


Duas mensagens 

  Em 4 de Julho de 1961, Nossa Senhora deu a primeira mensagem inteiramente pública às meninas e pediu-lhes que a divulgassem no dia 18 de Outubro de 1961. Sendo avisados com bastante antecedência, mais de 3.000 pessoas acorreram a aldeia, sob a inclemência de um dia encharcado de chuva, para ouvirem o seguinte:

  "Temos que fazer muitos sacrifícios e muita penitência, assim como visitar freqüentemente o Santíssimo Sacramento. mas antes de tudo devemos levar uma vida santa, senão um castigo cairá sobre nós. O cálice está a encher-se muito, e se nós não nos emendarmos, um grande castigo sobrevirá a todos nós."

  Durante os quatro anos seguintes, a divina Senhora apareceu às crianças freqüentemente, até mais de uma vez num só dia, mas este foi apenas o começo dos grandes eventos que ocorreriam.
  Em tempo próximo ao fim das aparições, Nossa Senhora disse às videntes que estava descontente, pois sua primeira mensagem fora despercebida. Por isso anunciou que ia dar uma segunda mensagem, que seria a última, pela intercessão de São Miguel, no dia 18 de junho de 1965. Com o aproximar-se do dia marcado, milhares de visitantes acorreram, da Espanha e de muitas terras estrangeiras, superpopulando a pequena aldeia montanhosa, para testemunharem a aparição e ouvirem a seguinte mensagem da Santíssima Virgem:

  "Em virtude de a minha mensagem de 18 de Outubro não ter sido obedecida nem realizada e conhecida pelo mundo, advirto-vos, pois, que esta é a última. De inicio, o cálice estava a encher. Agora está a transbordar. Muitos cardeais, muitos bispos e muitos padres estão no caminho da perdição e com eles estão conduzindo muitas almas. Cada vez menos importância se dá à Eucaristia. Vós deveis afastar a ira de Deus para longe de vós com vosso esforço. Se Lhe pedirdes perdão com coração sincero, Ele vos perdoará. Eu, a Vossa Mãe, pela intercessão de São Miguel, peço que vos emendeis. Estais a receber o último aviso. Amo-vos muito e não quero a vossa condenação. Rezem com sinceridade e nós ouviremos as vossas preces. Deveis FAZER MAIS SACRIFÍCIOS. Lembrai-vos da Paixão de Jesus".


A mensagem principal

  A principal mensagem de Garabandal é profética sobre o futuro da humanidade.      Três grandes acontecimentos futuros foram preditos por Nossa Senhora em Garabandal.   O primeiro é um Aviso mundial, que será visto e sentido por todas as pessoas na face da terra. Após essa purificação pela qual o mundo passará, haverá um grande Milagre; posteriormente, em função das respostas da humanidade, aconteceria o Castigo. 

O Aviso

  As mensagens de Nossa Senhora anunciam uma purificação da humanidade por meio de uma ação divina.
  Sobre o aviso, disse a confidente Conchita:
"O Aviso será uma purificação, preparação para o Milagre, e o verão todos; e todos se darão conta do mal que fazem com seus pecados" (01 de novembro de 1966).
  Um testemunho à sua tia e madrinha Maximina Gonzalez forneceu alguns detalhes do Aviso:
"- Será de caráter terrivelmente aflitivo e impressionante.
- Terá uma dimensão universal, ou seja, alcançará a todos, em todas as partes.
- Veremos que 'é coisa do Céu', o que impedirá os homens de fazerem qualquer coisa que não seja implorar a misericórdia de Deus.
- Virá com uma finalidade de salvação - para que os bons se aproximem mais de Deus e os maus tomem a sério a necessidade de se emendarem.
- Ela virá, sem dúvida, e virá antes do Milagre; ninguém, porém, sabe o dia e a hora. Sua hora, provavelmente, será uma hora de misteriosas trevas.
- Nessa hora, não haverá outro refúgio e consolo que não seja a oração".
  Em mensagem ao Padre Gobbi, a Mãe de Deus assim o anuncia:
"... O que acontecerá será uma coisa tão grande, que jamais houve desde o princípio do mundo. Será como um pequeno Juízo e cada um verá a própria vida e todas as suas obras na própria luz de Deus". (outubro/1992)

O Milagre

  Segundo Conchita, o Milagre deverá ocorrer menos de 12 meses depois do Aviso. Aconteceria numa Quinta-feira, às 8 e meia da noite, coincidindo com a festa de um mártir da Eucaristia. Ela sabe a data anunciará ao mundo 8 dias antes.
  O Milagre aparecerá no céu e durará cerca de 15 minutos. Todos que estiverem em Garabandal ou nas montanhas próximas poderão presenciá-lo. Quem não estiver , verá através dos meios de telecomunicação. Os doentes que estiverem em Garabandal ficarão curados, os incrédulos acreditarão e os pecadores se converterão.
 Segundo Conchita, será um fenômeno muito mais espetacular que o "Milagre do Sol", ocorrido em Fátima, em 1917, quando 70 mil pessoas viram o sol pulsar e se movimentar no céu. Um sinal permanente do Milagre será semelhante a uma coluna de fumaça que ficará nos pinheiros em Garabandal, e não haverá dúvida de que é obra de Deus. 

O Castigo

  O Castigo virá por que muitos, mesmo depois do Aviso e do Milagre, não quererão converter-se e preferirão continuar a própria vida sem Deus. Este Castigo acabará com dois terços da humanidade. É sério, é grave e é urgente a conversão! Tenhamos em vista que a conversão não se dá da noite para o dia. A nossa mudança precisa de tempo. Sendo assim, aqueles que estiverem esperando um parecer da Igreja para acreditarem nas aparições para se converterem ou estiverem esperando o dia do aviso, fatalmente se perderão.
  O tempo que Deus nos dá é este tempo de Misericórdia onde temos Mensagens em abundância para vivermos e buscarmos ao Senhor com sinceridade e amor. Quando este tempo findar não nos será dado nem mais um minuto para fazermos o que não queremos fazer agora. 

FREI LUIS ANDREU : O PADRE QUE MORREU DE AMOR


  Muitos padres vieram a aldeia de Garabandal para observarem as videntes em é êxtase. Um padre Jesuita. Pe. Luis Maria Andreu, na noite de 8 de Agosto de 1961, enquanto observava as meninas em éxtase, foi-lhe concedido o privilégio de ver a Santíssima Virgem Maria e o grande milagre que havia de vir. Pessoas, que estavam perto dele nessa noite, ouviram-no repetir quatro vezes - "Milagre! Milagre!" - e ficaram admirados com a expressão tão profundamente transformada de sua face banhada de lágrimas. Ele foi a única pessoa que, durante os êxtases, viu o milagre prometido e a única pessoa, além das quatro videntes, que viu a Santíssima Virgem.

  Na viagem de regresso de Garabandal para sua casa, já em horas avançadas daquela noite de 8 de agosto, ao lado de amigos, o Pe. Luis A. exclamou:
 "... Que belo presente a Virgem me deu! Que sorte a minha em ter uma Mãe assim no céu!
  Nós não devemos temer o sobrenatural... Hoje é o dia mais feliz de toda a minha vida! "   

Proferidas estas palavras morreu de contentamento.



A COMUNHÃO DE CONCHITA

  Após inúmeras insistências das videntes para que se realizasse um milagre para que todos pudessem ver e crer, o anjo, finalmente, consentiu e disse à vidente Conchita González que, no 18 de Julho de 1962, à comunhão invisível que Ihes tinha dado (a ela e as outras videntes), poderia nesse dia ser vista na língua dela. Mas ela só deveria anunciar tal fato 15 dias antes.

  No dia pré-estabelecido, Conchita, em sua casa entrou em êxtase; saiu, deu a volta numa esquina e caiu de joelhos numa rua adjacente. A medida que a multidão se acotovelava a sua volta, ela pôs a língua para fora, e nela apareceu imediatamente uma Hóstia branca e muito brilhante. Uma testemunha, que estava a uns centímetros de distancia, espalhou a sugestão de uma impostura:..."não pareceu ter sido lá depositada, mas talvez se possa descrever que, pelo contrário, la se materializou, mais rápido do que o olho humano possa ver". Todavia, um fotógrafo amador com uma maquina cinema conseguiu filmar os últimos momentos do milagre.



Sobre a última Aparição de Nossa Senhora temos o seguinte relato da Conchita:

  No sábado 13 de Novembro de 1965 Conchita teve sua última Aparição de Nossa Senhora em Garabandal. A Conchita deu os detalhes numa carta que escreveu:

  Um dia na Igreja, Nossa Senhora disse-me, numa locução, que eu iria vê-la no sábado, 13 de Novembro, nos pinheiros. Seria uma aparição especial para beijar os objetos religiosos para que eu pudesse dá-los depois, eu estava ansiosa para este dia chegar, para que eu pudesse ver de novo a Santíssima Virgem e o Menino Jesus, que tem implantado na minha vida as sementes da felicidade de Deus.

  Estava chovendo, mas isso não importa para mim. Fui até os Pinheiros, carregando comigo muitos terços que as pessoas me têm dado, para distribuí-los… Quando eu estava indo para cima, e falando comigo própria, sentia-me culpada pelo meus defeitos, desejando não cair novamente, pois estava muito preocupada de comparecer perante a Mãe de Deus, sem me ter visto livre deles.

Quando cheguei aos Pinheiros, comecei a tirar os rosários para fora, e ouvi uma voz doce, a da Virgem, que sempre se distingue do meio das outras, chamando-me pelo meu nome. Respondi-lhe:

- “O que é?”

  Naquele momento eu vi-A com o Menino nos braços. Ela estava vestida como sempre, sorrindo.

  Eu disse-Lhe:

- “Eu vim trazer-Lhe os rosários, para que possa beijá-los."

  Ela disse-me:

- “Posso ver."

  Eu tinha estado a mascar pastilha elástica, mas como estava a vê-La, não mastigava. Eu coloquei a pastilha num dente. Ela deve ter notado, e por isso disse:

- “Conchita, porque não te livras da pastilha elástica e ofereces como um sacrifício para a glória de Meu Filho?
  Eu, um pouco envergonhada de mim mesma, tomei-a e joguei-a no chão. Ela disse depois:

- "Lembras-te do que Eu disse no dia do teu santo? - Que tu irias sofrer muito na Terra... Agora, eu repito-te. Tem confiança em Nós.
  Então acrescentei:

- "Como sou indigna, ó Mãe nossa, de tantas graças recebidas através de Vós, e agora Vós vindes a mim para me ajudar a carregar a pequena cruz que eu tenho."

Ela disse:

- "Conchita, Eu não vim apenas para ti, mas estou vindo para todos os meus filhos, com o desejo de chegá-los para mais perto dos Nossos Corações."


  Ela, então, pediu as coisas que eu tinha levado.

- "Dá-mos para que eu possa beijar tudo o que trouxeste contigo.”
  E dei-Lhe tudo. Eu estava trazendo comigo também um pequeno crucifixo que eu lhe dei a beijar. Beijou-o e disse:

- "Coloca-o nas mãos do Menino Jesus”.

  Eu fi-lo e Ele não disse nada. Eu disse:

- “Essa cruz, eu a pretendo levar comigo quando for para o convento”.

  Mas Ele não respondeu. Depois de tudo beijar, Ela comentou:

- "O Meu filho, através deste beijo, irá operar maravilhas. Distribui-as aos outros”...

- "Claro que eu vou fazê-lo”.

  Depois de tudo isto, Ela pediu que eu Lhe dissesse todas as petições que havia recebido dos outros.

- “Conchita, diz-me, diz-me coisas sobre os meus filhos. Eu tenho todos eles sob o Meu Manto.


  Eu comentei:

- "Ele é muito pequeno e não há espaço para todos nós."

Ela sorriu e disse:

- "Tu sabes, Conchita, porque Eu não vim pessoalmente a 18 de Junho para dar-te a mensagem para o mundo? Porque Me doía dizê-lo pessoalmente, mas tenho que dizê-lo para vosso próprio bem, e se o cumprirdes, para glória de Deus. Eu te amo muito e desejo a vossa salvação; para reunir todos em torno de Deus Pai, do Filho e do Espírito Santo. Conchita, não vais responder a isto?

  Eu disse:

- “Se eu pudesse estar sempre a vê-La, sim, mas de outra forma não posso, porque eu sou muito má..."

- “Tu, faz tudo o que puderes”. Nossa Senhora acrescentou: "E nós te ajudaremos, bem como a minhas filhas Loli, Jacinta e Mari Cruz...
  Ela não ficou muito tempo comigo. Ela também disse:

- "Esta será a última vez que tu me vais ver aqui, mas Eu sempre estarei com todos os meus filhos." Depois disso, ela acrescentou: "Conchita, porque não vais frequentemente visitar o Meu Filho no Santíssimo Sacramento? Porque te deixas levar pela preguiça e não vais visitar quem está à tua espera noite e dia”?


Como já escrevi anteriormente, estava uma forte chuvada. Nossa Senhora e o Menino não se molharam. Eu não sabia que estava chovendo enquanto Os via, mas quando parei de vê-los, eu estava encharcada. Também Lhe disse:

- “Ó como estou feliz quando eu Vos vejo. Por que não me levais convosco agora”?

  Ela respondeu:

- “Lembra-te do que te disse no dia do teu santo. Quando tu te apresentares diante de Deus, deves mostrar-Lhe as mãos cheias de boas obras feitas por ti para teus irmãos, e para a glória de Deus. Agora, as tuas mãos estão vazias".
  Isto é tudo. Passei um momento feliz com a minha Mãe do céu, a minha melhor amiga, e com o Menino Jesus. Eu deixei de Os ver, mas não de os sentir próximos. Novamente eles semearam na minha alma grande paz, alegria e o desejo de vencer os meus defeitos para que eu consiga amar, com todas as minhas forças, o Coração de Jesus e Maria, que tanto nos amam...

  Conchita termina com isto:
  A Virgem Maria disse-me antes que Jesus não pretende enviar a punição, a fim de nos entristecer, mas para nos ajudar e nos repreender por não Lhe prestarmos atenção. E o Aviso, será enviado a fim de nos purificar para o Milagre, em que Ele vai nos mostrar o Seu grande Amor, e para que possamos cumprir a Mensagem».

  Com esta Aparição de Nossa Senhora, o ciclo de aparições em Garabandal fechou-se. Vai ser definitivamente confirmada numa quinta-feira às 08:30 da noite, quando o Milagre acontecer. Isso marcará o início de uma nova era na história da Salvação da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário